Vivendo e aprendendo: 10 fatos e curiosidades de viagem – Verdade ou Mentira?

Diferentes lugares do mundo, que você nunca imaginaria que fosse verdade mas são…ou será que é mentira? Tire suas conclusões e surpreenda-se:


1- A Cidade do México está afundando cerca de 10 cm por ano, 10 vezes mais rápido que Veneza

A Cidade do México, nascida das ruínas de Tenochtitlan (do povo asteca), foi construída sobre uma área de lagos, que formam o Vale do México. Com o tempo e crescimento da cidade, a pressão das construções nesse terreno pouco estável só aumentou causando o problema. Como comparação, enquanto Veneza afunda cerca de 1mm a 2mm por ano, a Cidade do México já chegou a afundar, em alguns anos, chocantes 15 a 20 cm por ano. Talvez seja uma boa desculpa colocar o México na sua lista de destinos para ir logo…




2- Cães e gatos já podem tirar passaporte no Brasil

Pode soar estranho mas é verdade! Desde Fevereiro de 2014 foi aprovada uma lei que possibilita a emissão gratuita de passaportes para cães e gatos no Brasil. A solicitação deve ser feita pelo pelo dono do animal, em postos da unidades de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) encontrados em portos, aduanas, aeroportos e nas fronteiras do país. Já tirou a foto 3×4 do seu animalzinho hoje?


3- É ilegal alimentar pombos em San Francisco

A coisa é tão séria que os moradores de San Francisco são encorajados a reportar alimentadores de pombos para o departamento de polícia da cidade. Então cuidado: se quiser alimentar pombos vá para Veneza, lá é ainda liberado (enquanto a cidade ainda não tiver afundado)...


4- O aeroporto mais movimentado do mundo é o de Atlanta

Poderia ser Nova York, Tóquio, Londres, mas o aeroporto Hartsfield Jackson na cidade de Atlanta, no estado americano da Geórgia, tem surpreendentemente esse título desde 1998. Ele não só atrai mais passageiros (de voos nacionais e internacionais) do que qualquer outro no mundo (mais de 92 milhões por ano) mas também tem o maior numero de aterrissagens e decolagens de aeronaves (mais de 950.000 por ano).
Obs: Para quem ficou curioso, o maior aeroporto do mundo (em tamanho) é o King Fahd, em Dammam, na Arábia Saudita, com cerca de 780 quilômetros quadrados, quase do tamanho da cidade de Nova York.


5- O primeiro check-in feito via internet foi feito pela Alaskan Airlines em 1999

A companhia área foi também pioneira ao ser a primeira a vender e disponibilizar reservas de voos via internet, em 1995. Então para quem nunca fez um check in online até hoje? Só de curiosidade, como dá para ver na foto, o logotipo da companhia é mesmo um esquimó. Coisas do Alasca…


6- Existe um “Museu da Arte Ruim” nos Estados Unidos

Chamado de MOBA (The Museum Of Bad Art) fica próximo de Boston e conta com cerca de 600 peças “muito feias e ruins para serem ignoradas e que não teriam espaço em outro museu do mundo”, de acordo com as palavras do próprio Museu…


7- A maior piscina de hotel do mundo é a do San Alfonso del Mar Resort no Chile, com cerca de 1 km de comprimento

Chamada de Lagoa Cristal, é totalmente a céu aberto e seu tamanho equivalente a de 20 piscinas olímpicas oficiais e 250 mil metros cúbicos de água. E para não dizer que não é sustentável, toda água vem direto do mar e é tratada antes de entrar na piscina. E só para completar, ela possui trechos com até 35 m de profundidade…


8- Na República Tcheca beber cerveja é mais barato do que água

É verdade. Por essa razão os tchecos estão no topo a lista dos povos que mais bebem cerveja no mundo, superando até os alemães, com cerca de 37 galões por pessoa por ano. Então quando for viajar para a República Tcheca, com aquela desculpa de dar “uma economizada”,  já aprenda a dizer: “Pivo, prosím“.


9- O país menos visitado do mundo é Nauru

Essa pequena ilha no Pacífico, recebeu somente 200 visitantes, de acordo com uma pesquisa em 2011. Como comparação a França, o país mais visitado do mundo, recebeu no último ano cerca de 80 milhões de turistas. Para saber mais sobre Nauru e outros dos países menos visitados do mundo.


10-) O voo comercial mais curto que você pode fazer é entre as ilhas escocesas de Westray e Papa Westray. Ele dura menos de 2 minutos

São apenas 2,83 km separando uma ilha da outra, distância que pode ser percorrida em meros 96 segundos por uma aeronave. No vídeo dá para ver como o avião demora mais tempo para decolar do que voando mesmo.
Tem algumas coisas que parecem mesmo absurdas mas todos os fatos e curiosidades acima são verdade mesmo! Chocado? Um bom assunto para falar com a família, com os amigos e compartilhar seus conhecimentos “viajandísticos” por ai. 


Fonte: Blog Vambora


Gostou? Aproveite e curte a nossa página no Facebook e Instagram.

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...